Em-motion
Felicidade: O Quarteto Fantástico
Atualizado: 17 de mai. de 2019
Como estimular o cérebro a produzir substâncias que deixam você mais feliz

O que faz você feliz? Feliz, não no sentido mais amplo do “estar com minha família e cercada de pessoas que amo”, mas na prática mesmo.
O que você faz que gera um sentimento de felicidade instantâneo??
Quando sai da academia ou do treino? Quando recebe uma massagem? Quando está cercado de amigos? Quando está frio e você toma aquele banho quentinho? Após a meditação? Depois de comer?
Seja qual for a fonte, os neurotransmissores da felicidade se encarregam de conectar esses momentos ao seu cérebro e gerar sensações como animação, relaxamento, prazer, motivação, foco e confiança.
O Quarteto da Felicidade
O quarteto da felicidade é composto pelos neurotransmissores: serotonina, endorfina, dopamina e oxitocina.
Esses neurotransmissores são substâncias que conduzem mensagens ao nosso cérebro, e atuam nas áreas responsáveis por diferentes estados de ânimo e comportamento.
As nossas diferentes atividades, interações sociais e pensamentos produzem uma substância específica desse quarteto.
Correr, praticar um esporte, malhar na academia são atividades que aumentam a produção de endorfina, por exemplo.
A sensação de segurança e confiança que temos quando estamos em família, entre amigos próximos e pessoas que amamos, se deve à produção de oxitocina.
O que cada uma delas faz?

Endorfina
A endorfina é um analgésico natural, uma espécie de morfina do nosso corpo.
Ela é produzida em situações de stress físico, e proporciona euforia e prazer como máscara para disfarçar a dor.
Dopamina
A dopamina é produzida em situações desafiadoras e igualmente sedutoras. Quando você inicia um novo projeto novo, ou aceita algum desafio, é a dopamina que mantém você focado e motivado.
Oxitocina
Já a oxitocina é a responsável pelos sentimentos de segurança, de confiança, de amor, e são produzidas quando estamos com nossa família e amigos ou quando nos apaixonamos.
Serotonina
Quase tudo que você faz com vontade, com gosto, produz serotonina. Ela, inclusive, ganhou o apelido de “hormônio do bem-estar”.
A depressão está associada a baixíssimos níveis de serotonina, por exemplo.
Ocorre que depois de produzidas, elas não duram muito tempo. A quantidade dessas substâncias aumenta significativamente no momento e um pouco depois da situação que estimulou a produção.
Mas em seguida, já diminuem seus níveis.
Manter uma rotina saudável significa cercar-se de atividades que aumentem a produção do quarteto da felicidade. Buscando sempre, uma vida equilibrada.
E o que faço para produzir essas substâncias?

Endorfina
1) Faça exercício
Aeróbico ou anaeróbico, de intensidade moderada ou alta – tanto faz. Malhar estimula a produção de endorfina.
Mas cuidado: o poder do neurotransmissor disfarçar a dor e induz você a ir além dos seus limites, podendo se machucar. Só quando o efeito passa é que o desconforto aparece.
Outro risco: atividades em intensidade muito alta por tempo prolongado anulam o efeito bom da endorfina – você fica irritado e propenso a abandonar o hábito de se exercitar.
2) Dê risada
Assistir a uma boa comédia é endorfina garantida, segundo um estudo publicado no Journal of Neuroscience. Após verem 30 minutos de vídeos engraçados, os voluntários tiveram o cérebro escaneado e a imagem revelou um aumento do neurotransmissor.
Os participantes relataram sensação de alegria e prazer depois da sessão de gargalhadas.
Dopamina
1) Meditação
Está comprovado: durante a prática, os meditadores apresentam níveis mais altos de dopamina (serotonina e endorfina em menor quantidade) no cérebro.
O neurotransmissor facilita a concentração e o estado de presença necessário para acalmar a mente.
2) Aprender algo novo
Pode ser um idioma, um novo instrumento musical, estudar sobre filosofia, sobre história, etc.
O esforço e o fator novidade envolvidos no processo de aprendizado têm relação com a dopamina e a ativação do mecanismo de recompensa do cérebro.
Oxitocina
1) Ganhe uma massagem
O toque estimula a oxitocina. Fazer e receber cafuné, praticar atividade física e cuidar de um animal de estimação são outras formas de ativar o neurotransmissor.
2) Pratique o bem
Participar de trabalhos voluntários e incluir boas ações no dia a dia conectam você com outras pessoas. Dar e ganhar presentes também estimulam o cérebro a liberar oxitocina.
Serotonina
1) Mexa o corpo
Mesmo os exercícios leves servem de atalho para você se sentir bem. Relembrar conquistas e momentos agradáveis (puxe na memória ou olhe fotos) é uma forma de reviver situações felizes e desencadear a serotonina.
2) Chocolate meio amargo
Os flavonoides (compostos antioxidantes) e o triptofano presentes no cacau elevam a produção do neurotransmissor.
Mas, para melhorar o humor, os componentes vindos dos alimentos precisam atravessar a camada hematoencefálica – espécie de filtro que impede as substâncias nocivas de chegar à massa cinzenta do cérebro.
O exercício é a solução. “A atividade física regular aumenta a permeabilidade da barreira e melhora o aproveitamento do triptofano e dos antioxidantes ligados à produção de serotonina”, diz o fisiologista e nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo.
3) Tomar Sol
Reserve 15 minutos do dia para se expor à luz natural – essencial para a produção de vitamina D, que, entre várias funções, eleva o nível de serotonina.
Reflexão

Quando identificamos a relação entre as situações e a produção dos neurotransmissores da felicidade, somos capazes então de direcionar nossa energia e tempo à essas situações.
Direcionamos nossa energia aos momentos de felicidade, às atividades que nos dão prazer e às pessoas que nos fazem bem.
O que faz você feliz?
Deixe um comentário por aqui =)
Fontes:
IBN Brasil: http://www.ibnbrasil.com/como-estimular-o-cerebro-a-produzir-substancias-que-deixam-voce-mais-feliz/
BBC: https://www.bbc.com/portuguese/geral-39299792