top of page
  • Foto do escritorEm-motion

Infoproduto: sua Liberdade através de um Negócio Digital

Atualizado: 10 de mai. de 2019

#empreendedorismoconsciente #infoproduto #negociosdigitais #negocios #internet #liberdade #consciencia



Seja pela crise política e econômica de nosso país, pela insatisfação pessoal, ou até mesmo pela vontade de criar sua própria realidade, a liberdade através de um negócio digital é assunto que seduz.


Quem não gostaria de ser livre para trabalhar com aquilo que ama e ganhar dinheiro através de um negócio alinhado à consciência?



Saiba como o Infoproduto tornará você um empreendedor consciente e porque essa liberdade está mais perto do que você imagina.



O Empreendedorismo Consciente


O senso comum pode até estranhar a fusão entre Negócios e Consciência, mas aposto que os dias desse pensamento estão contados.


O Empreendedorismo Consciente traz um novo paradigma, uma nova visão sobre a forma de se fazer negócio. Traz consigo a possibilidade de:


  • Trabalhar com aquilo que se ama;

  • Não ser escravo do seu próprio salário;

  • Levar seu propósito à qualquer lugar do mundo através da internet;

  • Ganhar dinheiro de forma consciente;

  • Ser um agente transformador;

  • Transmitir conhecimento;

  • Poder criar um negócio à qualquer momento, com baixo ou zero investimento.


Representa a tão sonhada liberdade, através da criação de um negócio digital.



Por Quê Digital?



Segundo um artigo divulgado em Fevereiro deste ano pela Revista Exame, a comercialização de produtos e serviços pela internet partiu de um faturamento de R$ 18,5 bilhões em 2011 para mais de R$ 60 bilhões em 2017.


A projeção para o setor é de um crescimento de 15% no ano de 2018. O que não espanta mais ninguém à essa altura do campeonato.


De acordo com o levantamento Total Retail 2017, da Pwc, apenas 6% dos brasileiros nunca fizeram uma compra pela internet.


A internet é cada vez mais veículo de informação, conteúdo e oferta de produtos e serviços. Ter um negócio digital é sinônimo de grande alcance, mas também de muita dedicação.




Mas que tipos de Negócios Digitais existem?


Produtos e Serviços


Os principais segmentos são Produtos e Serviços. Você, provavelmente, está entre os 94% dos brasileiros que já utilizaram a internet para adquirir um produto ou contratar um serviço online.


A comodidade não é a única motivação, pesquisar diversos fornecedores antes de efetivar a compra ou contratação é a maior ferramenta para quem quer economizar.


Agora se você está no papel do empreendedor, alguns fatores podem dificultar o seu caminho.


Ocorre que para operar uma plataforma de venda online é preciso muito mais do que oferta e demanda. Se você pretende trabalhar com varejo, por exemplo, seu produto com certeza será ofertado por outras empresas com preços e condições mais atraentes que os seus.


E não se trata de preocupação com a concorrência, afinal, negócios conscientes estão sempre alinhados ao paradigma da abundância. Tem espaço para todo mundo no mercado.


A questão é conseguir trabalhar com preços justos, lucrando, e ainda ter que se preocupar em absorver custos com estoque e frete, por exemplo. Às vezes, a conta não fecha.


Você também terá de pensar em como seu produto chegará até o seu cliente, qual será seu alcance de envio, quais condições poderá ofertar, quais garantias, entre outros aspectos que influenciarão o resultado da sua empresa.


Além disso, se você pretende começar um negócio do zero, provavelmente deve estar preocupado com o investimento inicial.


Mas então, como driblar essas dificuldades e criar meu novo negócio digital?



Infoprodutos

Diferente das outras duas categorias, o Infoproduto abre a possibilidade de se comercializar aquilo que se tem de mais valioso: o seu conhecimento.


Entre as vantagens de se comercializar um Infoproduto na internet podemos citar:


  • Baixo, ou zero, investimento inicial

  • Não precisa de estoque

  • Não precisa de frete

  • Sem custos com compra de mercadoria

  • Pode ser produzido uma única vez

  • É consciente, pois desenvolve a educação

  • Usa como matéria prima seu próprio conhecimento


Talvez você nunca tenha ouvido falar em Infoproduto, ou então tenha uma vaga ideia do que ele significa e de como funciona. Fique tranquilo, vou explicar!



O que são Infoprodutos?


Infoprodutos são produtos de informação disponíveis na internet em modelo de:



  • E-book

  • Apostilas

  • Vídeo-aulas

  • Cursos



Esses produtos contém informação para educar, ensinar técnicas, resolver problemas, facilitar tarefas, ou seja, transmitir conhecimento.


E quando falo “transmitir conhecimento” estou falando dos seus conhecimentos em qualquer assunto.


Pode ser sobre tudo aquilo que você aprendeu em sua formação acadêmica, em sua experiência profissional anterior, em seus estudos independentes, seus hobbies, suas atividades manuais, qualquer coisa.


O intuito do Infoproduto é transmitir conhecimento para outras pessoas. Sempre tem alguém que sabe menos que você.


Você não precisa ser um especialista para criar um Infoproduto. Trata-se muito mais de síntese de conteúdo do que de especialidade.


O produtor não é o cara que sabe mais do que todos os outros. E sim, o cara que se dispôs a sintetizar o máximo de informações sobre determinado assunto e ensinar ao próximo.


E essa é a magia de tudo, poder transmitir seus conhecimentos para quem sabe menos que você. E para a sorte de nossa evolução, sempre haverá alguém buscando conhecimento.




Como descobrir o meu Infoproduto?


Se você chegou até aqui é porque ficou interessado em descobrir qual seria o seu próprio Infoproduto. Vou te ajudar nessa!


Que tal se fazer algumas perguntinhas??


1) Do que eu gosto?


Vamos começar por uma busca interna. Já falamos anteriormente sobre autoconhecimento emocional em nosso artigo Inteligência Emocional: 05 Dicas para o Sucesso nos Negócios, mas agora, além de autoconhecimento emocional gostaria de propôr um autoconhecimento vocacional, digamos assim.


Buscar dentro de você aquilo que você realmente gosta e se sente confortável em estudar, pesquisar, discutir e transmitir para as pessoas que você conhece. Ou seja, buscar (e muitas vezes buscar significa resgatar) dentro de si aquilo que te faz feliz.


Não limite sua busca à coisas que possivelmente te trariam retorno financeiro. Esse é o tipo de filtro que não usaremos agora! Procure por coisas que te dão prazer.


Selecionei alguns temas pra você se inspirar:



Se ainda tiver dúvidas sobre o seu tema, experimente nosso artigo sobre Inteligências Múltiplas.


Nesse artigo apresentamos os diferentes tipos de inteligência do ser humano, e de que forma elas se manifestam em nós.


Você com certeza vai se identificar com algumas delas e isso pode te ajudar na busca pelo tema do seu infoproduto.





2) Qual conhecimento posso transmitir sobre esse tema?


Agora que você já buscou aí dentro o que te faz feliz, é hora de pensar o que você já viu sobre esse tema que pode interessar outras pessoas. Direcione seus pensamentos para a ajuda ao próximo.


Normalmente você parte da mudança que isso gerou na sua vida, e daí enxerga a possibilidade de mudar a vida de outras pessoas com isso.


Ou então, alguma dificuldade que você teve e imaginou que se houvesse um material dando certas dicas não teria tanta dificuldade assim.



Alguns exemplos:

  1. Idiomas: sou fluente em inglês e trabalhei durante anos em grandes empresas;

  2. Beleza: conheço dicas ótimas de maquiagem;

  3. Negócios: comecei a investir e aprendi com meus erros;

  4. Gastronomia: sei fazer diversos pratos vegetarianos sem usar proteína de soja;

  5. Cultura estrangeira: fiz um curso ótimo sobre mitologia grega;

  6. Fotografia: comprei uma câmera analógica antiga e descobri várias dicas importantes;

  7. Moda: trabalhei anos no setor e tenho ideias sobre estilo e consumo consciente.



3) Qual seria o meu produto sobre esse conhecimento?


Aqui você vai transformar essa experiência em produto. Separei alguns exemplos relacionados aos citados acima:


  1. Idiomas: Curso de Inglês voltado aos negócios;

  2. Beleza: Vídeo-aulas de auto-maquiagem;

  3. Negócios: E-book com dicas de como investir seu dinheiro;

  4. Gastronomia: Apostila com receitas vegetarianas;

  5. Cultura Estrangeira: Curso de mitologia grega e suas correlações com os dias de hoje;

  6. Fotografia: Vídeo-aulas ensinando como usar câmeras analógicas;

  7. Moda: E-book sobre como montar seu próprio brechó.




Viu como é possível encontrar o seu próprio Infoproduto?


Veja que nos exemplos citados nem sempre o conteúdo a ser transmitido provém de experiência profissional. Até porque, as vezes você está aqui buscando informação justamente por uma insatisfação profissional.


O tema do seu produto pode ser algo que você sempre gostou e pesquisou por curiosidade. Toda essa investigação sobre determinado assunto, movida pelo seu interesse e curiosidade, fez com que você acumulasse grande conhecimento sobre ele.


Esse conhecimento tem grande valor, e pode ser enriquecido ainda mais na hora de se transformar em Infoproduto.


Você pode ser também um universitário recém-formado que não conseguiu se colocar no mercado de trabalho. Não pense que os 4 ou 5 anos de sua graduação perderam valor por você não ter feito um estágio ou não estar trabalhando em alguma empresa.


Você pode criar conteúdo para ajudar os que ainda estão na faculdade, fornecendo dicas sobre as matérias e ensinando as melhores técnicas que você encontrou para estudá-las.


Ou ainda, desenvolver uma consultoria para profissionais da sua área. Atualizando conceitos que foram renovados desde a formação deles, por exemplo.


E se você trabalhou durante anos com determinada profissão, tem verdadeira paixão pelo o que faz e já está aposentado, também está na hora de criar seu Infoproduto.


É uma ótima maneira de disseminar todo seu conhecimento e sua experiência para quem ainda está no início ou no meio da jornada.


Não encontrou seu infoproduto ainda? Comece como um afiliado...



Gostaria de encorajá-lo a criar seu próprio Infoproduto, mas se mesmo com essas dicas ainda não conseguiu enxergar algo que você ama e que potencialmente viraria um produto, comece como um afiliado.


Pode ser que você seja um fenômeno em vendas mas o produto ou serviço que você representa hoje não estão alinhados ao seu propósito. Imagina poder usar todo esse seu talento para converter vendas de forma consciente?


Existem plataformas de venda de Infoprodutos que oferecem a opção de tornar-se um afiliado de um produto que já existe.


Você se afilia ao produtor e divulga o Infoproduto dele. Todas as vendas que forem convertidas a partir da sua divulgação são revertidas em comissões para você. Essas comissões, em alguns casos, podem chegar a até 80% do valor do produto.


Ou seja, é só entrar no catálogo desses sites, escolher um produto que esteja alinhado aos seus valores e propósito, e se afiliar. Daí, é só usar seu potencial como vendedor e lucrar com as comissões.




Reflexão


Após ler esse artigo sua cabeça deve estar borbulhando ideias (pelo menos é o que eu espero). Aproveite para anotar todas elas e refletir sobre a criação do seu infoproduto.


Se bater aquela insegurança, tente se lembrar da última vez em que você quis aprender alguma coisa e NÃO procurou no Google. Acho difícil!


Produtos de informação são a chave para sua liberdade. A chance de se trabalhar com aquilo que ama e de forma consciente, transmitindo conhecimento.


A internet está aí para todos, e muito melhor do que usá-la para reclamar é usá-la para ensinar. Seja um agente transformador, é hora de agir.


Uma sugestão aqui é começar por um E-book. Procure pelo seu tema, seu conhecimento à respeito e pense em transformá-lo em um E-book pra começar.


Se você ainda estiver meio perdido sobre esse modelo de Infoproduto, baixe aqui o E-book da Em-motion para se inspirar.


Não esquece de me contar aqui nos comentários depois.


Empreendedorismo Consciente. A liberdade de ser quem você é.



Camila Alves para Em-motion.



1.438 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page